Seguidores

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A POLÍTICA NOS QUARTÉIS

A POLÍTICA NOS QUARTÉIS - MAUD CHIRIO

Na semana passada eu estive em Icaraí para festejar o aniversário de uma amiga. Como ainda não perdi todos os hábitos castrenses, cheguei muito cedo e resolvi visitar a livraria da Universidade Federal Fluminense que funciona no local. Entre um café e outro, olhei as estantes e encontrei um livro interessante: 
"A Política nos Quartéis - Revoltas e Protestosde Oficiais na Ditatura Militar Brasileira", de autoria da historiadora Maud Chirio (R$ 45,00).

O livro trata do comportamento dos Oficiais no período no que diz respeito a vida política nos quartéis.
Confesso que nunca tinha lido nada tão abrangente sobre o tema, o que tem sido muito útil para formar minhas opiniões, ouvindo as diferentes opiniões, como procuro fazer sempre que possível.
Eu recomendo. Atualmente, tenho dividido o meu prazer de ler entre ele e o livro "História da Máfia - Das Origens aos Nossos Dias", de Salvatore Lupo. Esse último muito importante para quem pretende conhecer o funcionamento das organizações criminosas, algo fundamental para compreender, por exemplo, o "mensalão" e as relações entre políticos e empresários brasileiros, que enqriquecem desviando o dinheiro público.
Quem não conhece as máfias internacionais, fica capenga para analisar a política no Brasil.

Por Paulo Ricardo Paúl/Blog Coronel PAUL

Nenhum comentário: