Seguidores

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Entrega de Título de Pesquisador projeta imagem da PMMG no mundo

COPM – Entrega de Título de Pesquisador projeta imagem da PMMG no mundo
COPM – Entrega de Título de Pesquisador projeta imagem da PMMG no mundo
Fotos: Jonílson Ferreira

Personalidades e autoridades receberam ontem à noite, 11, o Título Honorífico de Pesquisador Benemérito da Polícia Militar de Minas Gerais e o Prêmio Internacional Excelência em Defesa Social 20123. A solenidade, realizada no Clube dos Oficiais da Corporação, Bairro Prado – Belo Horizonte -, ressalta a grandeza, o civismo e a soberania nacionais, além da relação harmônica do Brasil com outros países, representados por seus consulados.  
 
“O Título Honorífico foi instituído há 20 anos – Resolução 2998, 1993 -, e demonstra o vanguardismo da Polícia Militar, contrapondo uma crítica recorrente que alguns acadêmicos insistem a dirigir à nossa corporação”, destacou o comandante-geral da Instituição, Coronel Márcio Martins Sant´Ana.
 
Em seguida, acrescentou: “A PM percebeu a necessidade de investir na produção do conhecimento, quando o Cel Renato Vieira de Souza (ex-comandante-geral) determinou que vários predicativos fossem incluídos na seara de conhecimentos da Corporação, entre eles a de pesquisador. “Assim, nos projetamos internacionalmente.”
 
O Cel Sant´Ana, acompanhado do presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG, entregou o Título ao comandante da Academia de Polícia Militar – APM, Coronel Sérgio Augusto Veloso Brasil; assessor do Gabinete do comandante-geral, Cel Joaquim Adélson Cabral de Souza; diretor de Meio Ambiente e Trânsito, Cel Armando Leonardo Linhares da Silva; ex-comandante-geral da PM, Cel Renato Vieira de Souza; professora Carla Maria Junho Anastasia e professor Flávio Saliba Cunha.
 
QUEREMOS SOMAR
O chefe do Estado-Maior da PM, Cel Divino Pereira de Brito, disse que “nós não queremos apenas somar, queremos mostrar que em nosso meio há pessoas com profundo conhecimento sobre causa e efeito da segurança pública”.
 
E acrescentou: “Somos uma força de intelectualidade que está sempre chamando outros segmentos para discutir, em alto nível, questões inerentes à segurança pública e à defesa social. Queremos trazer para o nosso meio representantes de todos os segmentos sociais, incluindo dos meios acadêmico e de pesquisas, para continuar trabalhando e transformar Minas Gerais no melhor lugar para se viver do País”.   
 
É UM EXEMPLO
Um dos homenageados, o professor Flávio Sapori, não mediu palavras para elogiar a iniciativa da PM em estabelecer o Título de Pesquisador. “Isso faz da Polícia Militar de Minas Gerais uma referência para todo o País. Ela foi a primeira organização policial, juntamente com instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, PUC e Fundação João Pinheiro a desenvolver pesquisas e estudos para melhor se compreender as questões inerentes à segurança pública. É um exemplo a ser seguido”, ressaltou.
 
Também agraciado, o delegado Ronaldo Cardoso enfatizou que as “polícias sempre primaram pela boa formação e boas práticas do agente público”. Para ele, “hoje, há um espaço para o terceiro setor interagir com o Estado, sugerindo algumas demandas que não eram percebidas antes. Exemplo é o Centro de Estudos da Gestão da Defesa Social – Cegeds, que é do terceiro setor, e vem apresentando uma alteração multidisciplinar que faz grande diferença  para a formação do agente público, a custo altamente econômico e com excelentes resultados”. 
 
A cônsul Merry Milller classificou o Título de Pesquisador como um “exuberante” incentivo não só para o Brasil mas, também, que os países troquem experiências, principalmente sobre o que diz respeito ao tráfico de drogas, que provoca um impacto nas famílias e destrói pessoas de todas as idades. “É necessário que todos os países preocupados com o crescimento da criminalidade e, em especial, como crime organizado, trabalhe com métodos científicos”.
 
ESPECIAIS
Durante a solenidade, houve a entrega da Medalha Alferes Tiradentes – maior comenda da PMMG – ao presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa, Tenente-Coronel João Bosco de Castro. Como parte das comemorações dos 238 anos da Corporação, no último dia 6, várias autoridades, empresas, órgãos públicos e instituições foram agraciados com a mesma medalha. Continue lendo no Portal Militar da PMMG

 Por Alexandre França

Nenhum comentário: